GEODIREITO
Direito Administrativo Geográfico
Planejamento e gestão territorial
Perícia Geográfica
Regulação e legislação geográfica
Relações Governamentais

 

Inpe recebe imagens do satélite meteorológico mais poderoso do mundo

14 Mai 2017



O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) tem recebido desde abril imagens preliminares do satélite meteorológico GOES-16. O equipamento foi lançado pelos Estados Unidos (EUA) em novembro de 2016 e é considerado por especialistas o satélite meteorológico mais poderoso do mundo.

Com frequência temporal de 15 minutos, o GOES-16 apresenta capacidade avançada de observação para atender diversas áreas de aplicação ambiental. A ferramenta torna possível observar qualidade do ar e visibilidade, clima, formação de nuvens, incêndios, furacões, cobertura de superfície, raios, nevoeiros, ambientes costeiros e marinhos, precipitações e inundações, tempestades severas e tornados, clima espacial e vulcões.

O acesso às imagens preliminares do GOES-16, consolida a liderança do Inpe na área de satélites ambientais. O recebimento e a disponibilização das imagens, de forma exclusiva para o Brasil, é resultado da parceria entre a Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Cptec/Inpe e a National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA) para o monitoramento do tempo e clima da América do Sul.

As imagens estão sendo recebidas pelo sistema Geonetcast, coordenado pela NOAA e pelo Inpe para prover os dados ambientais necessários para as Américas. A previsão é de que em breve imagens do GOES-16 estarão disponíveis na página http://satelites.cptec.inpe.br

A NOAA alerta que as imagens recebidas pelo Inpe atualmente não são operacionais, e estão sendo submetidas a testes para verificação dos sistemas a bordo do satélite.


Fonte: Agência ABIPTI, com informações do Inpe

 



Copyright 2008-2017 - Todos os Direitos Reservados
igd@geodireito.com