GEODIREITO
Direito Administrativo Geográfico
Planejamento e gestão territorial
Perícia Geográfica
Regulação e legislação geográfica
Relações Governamentais

 

Mapeando o Futuro: A cartografia está de volta no centro das atenções.

07 Jan 2018



Cartografia é a nova regra. Cada vez mais, tudo, desde a entrega de um pedido de compra até a rota do seu UberPoll, é organizado não só mais por engenheiros, mas por cartógrafos. Entre 2007 e 2015, o número de alunos que obtiveram o grau de Mestrado em Cartografia (nos Estados Unidos) aumentou anualmente em mais de 40%, em média. E, com o desenvolvimento nas imagens de satélite, nas ferramentas de mapeamento digital, e no avanço nos softwares GIS de código livre, a demanda por cartógrafos deverá crescer quase 30% até 2024.

Os cartógrafos hoje em dia, são tanto analista de dados quanto produtores de mapas. Os principais softwares GIS, de empresas como a ESRI, foram democratizados pela gigante expansão de alternativas de código livre, como o Carto e o MapBox. "Nós estamos absolutamente inundados com volumes e mais volumes de dados geoespaciais", diz Mike Tischler, diretor do Programa Geoespacial Nacional do US Geological Survey, "mas sem meios de utilizá-los plenamente".

E é por isso que, como os esforços para a solução de crises de saúde pública dependem de uma integração complexa entre mapas, os formados em cartografia estão sendo rapidamente capturados pelas empresas de tecnologia de Silicon Valley. "Há dez anos atrás, alguém com experiência geoespacial poderia ficar isolada em uma equipe de engenharia", diz Maria Belousova, CTO da Grubhub. "Hoje, grande parte da nossa equipe trabalha com pesquisa espacial e otimização de rotas". Os cientistas de dados espaciais estão traçando essa fronteira digital.

Fonte: https://www.wired.com/story/mapping-the-future-cartography-stages-a-comeback/

Tradução: #opiniãocartografica
 



Copyright 2008-2017 - Todos os Direitos Reservados
igd@geodireito.com