GEODIREITO
Direito Administrativo Geográfico
Planejamento e gestão territorial
Perícia Geográfica
Regulação e legislação geográfica
Relações Governamentais

 

MG: Governador Valadares unifica banco de dados georreferenciados

26 Mar 2017



A Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vão unificar seus bancos de dados. O objetivo é compartilhar informações gerais sobre o município e agilizar o trabalho dos dois órgãos. O primeiro passo já foi dado com o mapeamento da cidade. Aproximadamente 27 mil residências já foram visitadas.

Nesta primeira fase, equipes estão percorrendo os bairros para corrigir informações sobre os imóveis, como endereço, categoria (se o imóvel é utilizado para fins comerciais ou para moradia), estado dos hidrômetros e possível alteração na planta das residências.

Esse trabalho começou em 2009 e até meados de março deste ano foram visitados os bairros Santa Rita, Ilha, Sion, SIR, Centro, Lourdes, Vila Mariana, Esplanada, Esplanadinha, Caravelas, Castanheira, Belo Monte, Figueira do Rio Doce, Tiradentes, Vale do Sol, Novo Horizonte, Penha, Porto das Canoas, Conquista e Vitória, totalizando 26.845 residências visitadas.

Os próximos bairros a receber os agentes serão o Alvorada, Vila União Penha e Planalto. Segundo o consultor técnico do SAAE, Miqueias Garcia de Matos, entre as principais divergências encontradas nos dois bancos de dados até agora estão endereços com números ou complementos diferentes, além do número de imóveis por lote e de hidrômetros no local.

De acordo com o gerente do Departamento de Projetos e Geoprocessamento do SAAE, Elton José Teixeira, em um segundo momento será criado um sistema com um banco de dados multifinalitário que poderá ser acessado por ambas as instituições. “Este cadastro terá um mapeamento do município contendo, entre outras informações, o número de escolas, unidades de saúde, estradas, áreas de inundação etc. Assim que a unificação do cadastro for concluída, cada Secretaria terá uma pessoa responsável por atualizar as informações de sua área. Além disso, vamos disponibilizar para a população informações como horário das linhas de ônibus, serviços prestados pelos postos de saúde, entre outros”, explicou.


Fonte: Prefeitura Municipal de Governador Valadares

 



Copyright 2008-2017 - Todos os Direitos Reservados
igd@geodireito.com