GEODIREITO
Direito Administrativo Geográfico
Planejamento e gestão territorial
Perícia Geográfica
Regulação e legislação geográfica
Relações Governamentais

 

PR: Prefeitos de Maringá e Sarandi readequam limites territoriais

03 Abr 2017



Os prefeitos, de Maringá Ulisses Maia (PDT) e Sarandi Walter Volpato (PSDB) assinaram no dia 30/3/17 um acordo que ajusta o limite geográfico entre os dois municípios. A cerimônia foi realizada no auditório da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Jd. Independência e contou com a participação de líderes políticos, representantes da comunidade, empresários e imprensa.

De acordo com o Coordenador do IBGE, Laércio Arale, o senso demográfico é realizado com base da lei. “Antes o que estava previsto é que parte dos bairros Jd. Independência, Pq Alvamar, Jd. Panorama e Jd. Novo Panorama eram considerados como território de Maringá. Agora com a nova definição, a contagem ficará mais precisa”, explica. Esse levantamento foi feito pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Sarandi, Carlos Alberto Falaschi. “Através de um questionamento, percebemos que a divisa não estava correta e precisava ser ajustada”, disse.

Em seguida, com o empenho do Deputado Estadual Dr. Batista, na Assembléia Legislativa foi possível a aprovação da Lei que regulamenta a divisa dos dois municípios. Aproximadamente 1900 pessoas vão entrar para o índice populacional de Sarandi, com isso, a cidade passa a receber uma quantia maior repassada pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios), através do Governo Federal. Este recurso é uma transferência constitucional, baseada conforme a arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

E leva também em consideração, o número de habitantes. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa o índice populacional para o TCU (Tribunal de Contas da União). “Esse é um dia muito importante porque vamos delimitar os nossos municípios e a população de Sarandi só tem a ganhar com essa mudança”, afirma o prefeito. Estima-se que a cidade deve receber cerca de R$ 3 milhões de reais a mais (do FPM) para investir na Saúde e Educação. O Prefeito Ulisses Maia, disse que Maringá tem uma responsabilidade social com as cidades vizinhas.

“Nós temos que concordar com esse limite geográfico e pensar no bem de quem vive aqui. E já estamos trabalhando para aumentar as vias de acesso entre os municípios”, esclarece. O acordo será encaminhado a Assembléia Legislativa para aprovação.


Fonte: Prefeitura do Município de Sarandi



Copyright 2008-2017 - Todos os Direitos Reservados
igd@geodireito.com