GEODIREITO
Direito Administrativo Geográfico
Planejamento e gestão territorial
Perícia Geográfica
Regulação e legislação geográfica
Relações Governamentais

 

UFPI e SESAPI iniciam pesquisa sobre mapeamento geoespacial de arboviroses

26 Mar 2017



Pesquisadores durante reunião do projeto Avaliação Geoespacial da Ocorrência de Arboviroses no estado do Piauí

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através dos professores Dr. Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque (Coordenador) e Dr. Gustavo Souza Valladares (Subcoordenador), vinculados à Coordenação do Curso de Geografia – CCHL, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), tiveram um Projeto Aprovado no EDITAL FAPEPI/MS-DECIT/CNPq/SESAPI N° 002/2016 – PPSUS, intitulado: Avaliação Geoespacial da Ocorrência de Arboviroses no estado do Piauí: um enfoque na dengue e no Zika vírus.

O objetivo deste trabalho é realizar um estudo geoespacial e ecoepidemiológico da ocorrência de arboviroses no estado do Piauí, na perspectiva de modelar em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG) os setores territoriais que apresentam as maiores incidências no número de vetores, na frequência de focos e nos casos de dengue e Zika vírus no período de 2012 a 2016, tendo como recorte espacial os municípios piauienses.

A pesquisa em andamento  visa o desencadeamento de ações mais efetivas, orientadas e necessárias de investigação epidemiológica, de controle e de disseminação vetorial de forma oportuna, pautada no gerenciamento integrado da avaliação geoespacial da ocorrência de arboviroses, no intuito de promover a geração e o compartilhamento de dados/informações/conhecimento de atenção à saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) para o estado do Piauí.

Confira aqui informações sobre o projeto.
 


Fonte: UFPI



Copyright 2008-2017 - Todos os Direitos Reservados
igd@geodireito.com